sexta-feira, junho 08, 2007

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ARIES, Philippe; BEJIN, André (Orgs.). Sexualidades ocidentais. 3. ed. – São Paulo: Editora Brasiliense, 1987.

BELOTTI, Elena Gianini. Educar para a submissão. Petrópolis: Vozes, 1985.

BULOS, Uadi Lammêgo. Constituição federal anotada – 3. ed. rev. e atual. – São Paulo: Saraiva, 2001.

CARDOSO, Ruth (Org.). A aventura antropológica: teoria e pesquisa. 2. ed. – Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1986.

CHAUÍ, Marilena. Repressão sexual: essa nova (des)conhecida. 8. ed. – São Paulo: Editora Brasiliense, 1985.

CONTINI, Maria de Lourdes Jeffery. Adolescência e psicologia: concepções, práticas e reflexões críticas. Rio de Janeiro, Conselho Federal de Psicologia, 2002.

CURY, Munir; GARRIDO, Paulo Afonso; MARÇURA, Jurandir Norberto. Estatuto da criança e do adolescente anotado. – 2. ed. rev. e atual. – São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2000.

FERNANDES, Aliana; GUIMARÃES, Flávio R.; BRASILEIRO, Maria do Carmo E. (Orgs.). O fio que une as pedras: a pesquisa interdisciplinar na pós-graduação. São Paulo: Biruta, 2002.

FISCHER, Rosa Maria Bueno. Adolescência em discurso: mídia e produção de subjetividade. Porto Alegre:PPGEDU/UFRGS, 1996, 297 p. (Tese de Doutorado)

FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense, 1980.

____. História da sexualidade I: a vontade de saber. Rio de Janeiro, Graal, 1990a.

____. História da sexualidade II: o uso dos prazeres. Rio de Janeiro: Graal, 1990b.

____. História da sexualidade III: o cuidado de si. Rio de Janeiro: Graal, 1990c.

____. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 1992.

____. Vigiar e punir. 22. ed. Petrópolis: Vozes, 2000.

FURNISS, Tilman. Abuso sexual da criança: uma abordagem multidisciplinar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.

GUIMARÃES, Eloísa; PAIVA, Elizabeth (Orgs.). Violência e vida escolar. Contemporaneidade e Educação. Revista Semestral de Ciências Sociais e Educação. Instituto de Estudos da Cultura e Educação Continuada. Rio de Janeiro: IEC, Ano II, n. 02, 1997.

GUIMARÃES, Flávio Romero. Como fazer? Diretrizes para a elaboração de trabalhos monográficos. 2. ed. – Campina Grande: EDUEP, 2003.

JESUS, Damásio E. De. Código penal anotado. 10. ed. rev. e atual. – São Paulo: Saraiva, 2000.

KAPLAN, Harold L.; SADOCK, Benjamin J.; GREB, Jack A. Compêndio de psiquiatria: ciencias do comportamento e psiquiatria clínica. 7. ed. – Porto Alegre: Artmed, 2003.

LANE, Sílvia T. M.; CODO, Wanderley (Orgs.). Psicologia social: o homem em movimento. 10. ed. – São Paulo: Editora Brasiliense, 1993.

LOURO, Guacira Lopes (Org.). O corpo educado: pedagogias da sexualidade. 2. ed. – Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

MOREIRA, Paulo Roberto. Psicologia da educação: interação e individualidade. São Paulo: Editora FTD, 1994. (Coleção Aprender e ensinar)

NASCIMENTO, Pedro. Homens pobres, masculinidades à margem. A construção social da masculinidade em Camaragibe/PE. São Paulo, Terceiro Programa de Treinamento em Pesquisa sobre Direito Reprodutivos na América Latina e Caribe – PRODIR III, Fundação Carlos Chagas/Fundação MacArthur, Relatório Final de Pesquisa, 2000.

Parâmetros Curriculares Nacionais: pluralidade cultural. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Fundamental. – 3. ed. – Brasília: A Secretaria, 2001.

RANGEL, Patrícia Calmon. Abuso sexual intrafamiliar recorrente. Curitiba: Juruá, 2001.

SALTINI, Cláudio J. P. Afetividade e inteligência. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 1977.

SAYÃO, Rosely. Como educar meu filho? princípios e desafios da educação de crianças e de adolescentes hoje. São Paulo: Publifolha, 2003.

SILVA, Ricardo de Castro e. Orientação sexual: possibilidade de mudança na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2002. – (Coleção Dimensões da Sexualidade)

SIGNORINI, Inês (Org.). Lingua(gem) e identidade. Campinas: Mercado de Letras, 1998.

WEISS, Maria Lúcia L. Psicopedagogia clínica: uma visão diagnóstica dos problemas de aprendizagem escolar. 8. ed. – Rio de Janeiro: DP&A, 2001.

ZAGURY, Tânia. Escola sem conflito: parceria com os pais. Rio de Janeiro: Record, 2002.

Nenhum comentário: